As duas turmas do 1º. GNI, na disciplina Prospecção em Bases de Informação Tecnológica, sob a orientação do Professor Dr. Gilberto José da Cunha, tem uma introdução ao mundo das Patentes desenvolvendo um Projeto de […]
As duas turmas do 1º. GNI, na disciplina Prospecção em Bases de Informação Tecnológica, sob a orientação do Professor Dr. Gilberto José da Cunha, tem uma introdução ao mundo das Patentes desenvolvendo um Projeto de Prospecção Tecnológica.
Para esse Projeto os alunos, em grupo, escolhem sobre o que desejam fazer a Prospecção (objeto de busca) e especificam a delimitação tecnológica que desejam.
A busca é feita na Base Patenscope da WIPO (World Intelectual Property Organization), um organismo da ONU que define as regras sobre os vários tipos de Propriedade Intelectual, como Patentes, Marcas, etc. O Patentscope é uma base de documentos de Patente, cobrindo os países mais importantes, possuindo mais de 123 milhões de documentos de Patente em mais de 87 países.
O passo seguinte é criar uma “Estratégia de Busca (expressão lógica) com palavras-chave códigos de indexação de campos tecnológicos. Essa expressão permite recuperar os documentos de patente que interessam ao estudo e que passam por uma análise estatística da informação tecnológica contida nesse conjunto de documentos. Ao final os alunos interpretam os gráficos transformando a Informação Tecnológica em Informação Estratégica para uso nos negócios.
A IA (ChatGPT) é utilizada como um “consultor” para identificar os melhores códigos de indexação, termos e verificação da expressão lógica, auxiliando também na identificação de alguns erros.
O Professor também atua como consultor em relação ao Patentscope, expressão lógica, códigos e uso da ferramenta de IA.
O uso correto da IA permitiu que os projetos fossem terminados em menos tempo e com maior qualidade.