Marketing: profissão do presente Na contramão da crise, profissões de marketing crescem e geram oportunidades para quem tem visão estratégica e inovadora. Se por um lado a economia do Brasil ainda enfrenta um cenário nada […]
Marketing: profissão do presente
Na contramão da crise, profissões de marketing crescem e geram oportunidades para quem tem visão estratégica e inovadora.
Se por um lado a economia do Brasil ainda enfrenta um cenário nada animador (com quase 13 milhões de desempregados, segundo o IBGE), por outro, alguns setores experimentam crescimento e até surgimento de novas ocupações. A área de marketing é uma das que melhor ilustra esse “oásis” em meio à crise.
Nos últimos anos, a profissão passou a ser muito mais do que um cargo executivo focado em vendas. O marketing cresceu, se aproximou das pessoas e descobriu muitas maneiras de fazer isso. O desenvolvimento do ambiente digital e a necessidade de profissionais de estratégia nas organizações ajudam a explicar esse fenômeno.
Listas de renomadas empresas de recrutamento como a Page Executive, a Michael Page e Page Personnel e a Robert Half, além de pesquisas nos principais sites de recrutamento da internet, mostram em seus resultados a relação de profissões dentro do marketing que estão em alta no mercado. “Diferentemente do que vinha acontecendo, quando as empresas estavam preocupadas em contratar profissionais que pudessem ajudá-las na busca pela eficiência e redução de custos, as companhias agora querem profissionais que possam levá-las a outro patamar, com foco em aproveitar e maximizar as oportunidades que devem surgir”, analisa Ricardo Basaglia, diretor executivo da Michael Page e Page Personnel.
Portanto, confira as profissões de marketing que estão em alta no mercado:
A melhor maneira imediata de lidar com a crise é buscar mercado. Em outras palavras, as empresas precisam vender. Se por um lado profissionais de estratégia são fundamentais, por outro, profissionais que coloquem a mão na massa e concretizem boas vendas são igualmente muito valorizados pelas empresas. As organizações buscam principalmente aquele profissional que é analítico, persuasivo, tenha facilidade de comunicação e visão estratégica.
O uso das mídias digitais (Facebook, Instagram, Twitter, entre outras) como ferramentas para se aproximar do público é uma prática relativamente nova e vem crescendo ano a ano. Em muitas empresas e em praticamente todas as agências de comunicação, já existem profissionais em nível júnior, pleno e sênior dedicados exclusivamente a explorar o potencial das redes na criação, manutenção e expansão de mercado, além de monitoramento, engajamento e fortalecimento da marca junto ao público. Profissionais de marketing e de publicidade são os preferidos do mercado para atuar nessa área.
Esse é um profissional responsável por organizar e interpretar dados, vindos inclusive do digital, visando solucionar problemas de negócio, bem como ajudando a detectar tendências que podem melhorar os resultados de uma empresa. Para esse cargo espera-se alguém que goste de lidar com dados, tenha facilidade com matemática e habilidade de usar softwares específicos. A julgar pelo volume cada vez maior de dados, gerados diariamente pelas organizações, essa é uma das ocupações que mais tendem a crescer nos próximos anos. O profissional de marketing é um dos que podem desenvolver habilidades para essa função.
Esse profissional já existe há pelo menos 25 anos, mas vem ganhando mais relevância justamente por sua função integradora. O profissional de trade marketing é aquele que negocia com fornecedores e organiza a promoção em pontos de vendas, visando aproximar produto e público de maneira mais efetiva, maximizando as vendas. É um profissional que utiliza tanto das técnicas do marketing quanto da área de vendas, e atua em conjunto com as duas. Está aí uma das características mais importantes da função: a integração. Num mundo tão voltado para o digital, ainda há espaço para o contato direto do produto com o consumidor. O profissional de trade é muito requisitado especialmente em empresas varejistas.
Esse é um profissional muito procurado especialmente por organizações de maior porte. Dentre suas funções está visualizar o desenvolvimento e comercialização de produtos e negócios como funções integradas, direcionando a empresa a repensar a melhor abordagem ao utilizar dados, tecnologia e infraestrutura. Como estamos na era digital, o gerente de expansão precisa pensar suas estratégias de modo a integrar todo o ambiente offline da empresa com o online. Diversas formações podem construir um profissional desse nível e o marketing, por ser uma área de estratégia, é uma das principais.
Algumas empresas já estão bem estruturadas no que diz respeito ao amplo uso do ambiente digital para fazer negócios. Mas a verdade é que a maioria ainda patina nessa área e é aí que esse profissional entra. O gerente de transformação digital ajuda a coordenar a mudança das empresas para a era digital, identificando oportunidades potenciais, planejando e gerenciando a transição de modo a garantir que o potencial da organização será plenamente atingido e os profissionais estarão inseridos nessa mudança.
Diretores de transformação digital (diretor de e-commerce e diretor de marketing):
O mercado experimenta forte expansão de projetos de transição para ferramentas e meios digitais, especialmente em varejistas, bancos e empresas de consumo. Nesse sentido, os diretores de transformação e de marketing têm a importante tarefa de projetar, analisar e liderar as iniciativas de transformação digital e inovação das empresas. Nota-se que o mercado exige cada vez mais de diretores que tenham uma visão inovadora, estratégica e estejam atualizados com o alto fluxo de ferramentas que surgem a todo momento. Nesse sentido, percebe-se que as empresas estão buscando profissionais cada vez mais jovens para assumirem cargos de liderança, pois veem nessas pessoas o potencial para inovação estratégica que tanto buscam.
Ingressar na área de marketing requer, antes de tudo, uma boa formação. Nesse sentido, a Fatec Sebrae se destaca como a única faculdade da rede de Fatecs a oferecer o Curso Superior de Marketing. Voltado ao mercado e ao estímulo da inovação, o curso tem duração de seis semestres e é gratuito com vagas preenchidas semestralmente através de vestibular. “Focamos nosso esforço em incentivar a prática das atividades de marketing por meio de agências onde os alunos executam atividades voltadas ao que o mercado procura”, pontua Roberto Padilha, coordenador do curso de Marketing da Fatec Sebrae.
Clayton Capellari, mestre em economia e em ciências sociais, é professor da Fatec Sebrae e explica que um conjunto de fatores fazem do curso uma experiência única. “O grande diferencial é o corpo discente, ou seja, os alunos. Percebe-se que eles entram aqui comprometidos com o aprendizado e isso faz toda a diferença. Além disso, o corpo docente é altamente qualificado e está sempre disposto a ajudar os alunos a darem seu melhor. Finalmente, a infraestrutura é de ponta e dá todo o suporte e recursos necessários para proporcionar a melhor experiência de aprendizado”, salienta.
As inscrições para o vestibular 2019 da Fatec Sebrae abrem no próximo dia 15 de outubro e vão até o dia 13 de novembro através site específico para inscrições. Além do curso de marketing, a faculdade oferece ainda o curso de Curso de Gestão de Negócios e Inovação, ambos gratuitos.