Filtro de Daltonismo

Visita Técnica ao ECAD – 07/04

No dia 07 de abril, os alunos do curso de Marketing participaram de uma visita técnica ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), instituição responsável por coletar e distribuir os direitos autorais de músicas […]

22 de abril de 2025 2:46 pm Destaque, Manchete

No dia 07 de abril, os alunos do curso de Marketing participaram de uma visita técnica ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), instituição responsável por coletar e distribuir os direitos autorais de músicas utilizadas em rádios, TV, eventos, plataformas digitais, estabelecimentos comerciais e outros espaços públicos.

Recebidos por Karina, que apresentou a instituição com muita clareza e simpatia, os alunos puderam entender como funciona, na prática, a arrecadação, contribuição e distribuição desses valores, garantindo que artistas, compositores e produtores recebam pelo uso de suas obras.

Com a missão de manter a música viva, o ECAD é essencial para o funcionamento do ecossistema musical e a proteção dos direitos autorais.

Para os alunos de Marketing, é fundamental compreender o uso legal da música em campanhas publicitárias, vídeos institucionais, eventos e produções para redes sociais. A visita foi uma oportunidade de entender:

  • A importância de utilizar trilhas sonoras de forma ética e legal
  • Os impactos do uso indevido de músicas protegidas por direitos autorais
  • Como a música pode fortalecer estratégias de marca e comunicação

O que disseram os alunos:

–  Lizete Paola: “Foi uma experiência maravilhosa! Principalmente porque não sabia que o ECAD era um órgão que fiscaliza o uso dos direitos autorais dos músicos/artistas. Foi muito bem explicado como eles atuam, nos foi orientado sobre a importância de solicitar sempre a permissão para usar uma música de um artista em âmbito público e como isso também é importante para os artistas já que muitos deles vivem disso.”

–  Nathan Oliveira: “Foi uma experiência fantástica! Não fazia ideia da complexidade do ECAD, foi incrível descobrir mais sobre ele. A gerente foi supersimpática e respondeu bem todas as perguntas, foi um passeio bem legal e ainda ganhamos brindes.”

– Amanda Justiniano: “Achei a visita ao ECAD muito interessante. Foi legal entender como funciona a arrecadação e o uso das músicas, e ver como isso se conecta com o Marketing. Aprendi bastante sobre a importância de usar trilhas sonoras de forma certa e consciente.”

Experiências como essa ampliam a visão dos nossos alunos e aproximam o aprendizado da realidade do mercado. Com ética, consciência e criatividade.

Compartilhe


Veja também